Documentação

Submeter Um URL


Para submeter um URL através de um pedido de HTTP (substitua pelo URL fornecido pelo motor de busca), emita o pedido para o seguir URL:

                https://<searchengine>/indexnow?url=url-changed&key=your-key
            
  • url-changed é um URL no seu site que foi adicionado, atualizado ou eliminado. O URL tem de ser um URL com escape codificado. Certifique-se de que os seus URLs estão em conformidade com a norma RFC-3986 para URIs.
  • your-key deve ter um mínimo de 8 e um máximo de 128 carateres hexadecimais. A chave só pode conter os seguintes carateres: carateres em minúsculas (a-z), carateres em maiúsculas (A-Z), números (0-9) e traços (-).

Por exemplo, se pretender notificar os motores de busca sobre a atualização de https://www.example.com/product.html e pretender utilizar esta chave , o seu URL será:

                https://<searchengine>/indexnow?url=https://www.example.com/product.html&key=
            

Pode emitir o pedido de HTTP através do browser, wget, curl ou qualquer outro mecanismo da sua preferência. Um pedido com êxito irá devolver um código de resposta HTTP 200, Se receber uma resposta diferente, verifique se não o submeteu demasiadas vezes e se a chave e o URL são válidos. Em seguida, volte a submeter o pedido. O código de resposta HTTP 200 indica apenas que o motor de busca recebeu o seu URL.

Submeter conjuntos de URLs


Para submeter um conjunto de URLs através de um pedido de HTTP, emita o seu pedido POST JSON para o URL fornecido pelos Motores de Busca. Substitua pelo nome do anfitrião do motor de busca.

                POST /indexnow HTTP/1.1
                Content-Type: application/json; charset=utf-8
                Host: <searchengine>
                {
                  "host": "www.example.com",
                  "key": "",
                  "urlList": [
                      "https://www.example.com/url1",
                      "https://www.example.com/folder/url2",
                      "https://www.example.com/url3"
                      ]
                }
            

Pode submeter até 10.000 URLs por publicação e, se necessário, incluir URLs http e https.

Pode emitir o pedido de HTTP através de wget, curl ou outro mecanismo da sua preferência. Um pedido com êxito irá devolver um código de resposta HTTP 200. Se receber uma resposta diferente, deve verificar o pedido e, caso não encontre nenhum problema, volte a submetê-lo. O código de resposta HTTP 200 indica apenas que o motor de busca recebeu o seu conjunto de URLs.

A forma recomendada é automatizar a submissão de URLs assim que o conteúdo for adicionado, atualizado ou eliminado até um determinado limite. Consulte as melhores práticas para conteúdo gerado pelo utilizador nas Perguntas Mais Frequentes.

Verificar a propriedade através da chave


Para submeter URLs, tem de "provar" a propriedade do anfitrião para o qual os URLs estão a ser submetidos ao alojar, pelo menos, um ficheiro de texto no anfitrião. Depois de submeter os seus URLs nos motores de busca, estes pesquisam o ficheiro de chave para verificarem a propriedade e utilizarem a chave até que a altere. A chave e a localização do ficheiro de chave só devem ser conhecidas por si e pelos motores de busca.

Disponibilizamos duas formas de verificar a propriedade.

Opção 1
Alojar um ficheiro de chave de texto no diretório de raiz do anfitrião.

Tem de alojar um ficheiro de chave de texto com codificação UTF-8 {your-key}.txt que liste a chave no ficheiro no diretório de raiz do seu site.

Por exemplo, nos exemplos anteriores, irá necessitar do ficheiro de chave UTF-8 em https://www.example.com/.txt e este ficheiro tem de conter a chave

Opção 2
Alojar um ficheiro de chave de texto no anfitrião.

Também pode alojar um ou vários ficheiros de chave de texto UTF-8 no mesmo anfitrião e indicar aos motores de busca a localização deste ficheiro de chave de texto em cada notificação do IndexNow ao especificar a localização através da variável keyLocation.

Se submeter um URL, especifique a localização do ficheiro de chave como o valor do parâmetro keyLocation do URL.

                    https://<searchengine>/indexnow?url=http://www.example.com/product.html&key=&keyLocation=http://www.example.com/myIndexNowKey63638.txt
                

Se submeter um conjunto de URLs, especifique a localização da variável keyLocation no conteúdo de JSON.

                    POST /indexnow HTTP/1.1
                    Content-Type: application/json; charset=utf-8
                    Host: <searchengine>
                    {
                      "host": "www.example.com",
                      "key": "",
                      "keyLocation": "https://www.example.com/myIndexNowKey63638.txt",
                      "urlList": [
                          "https://www.example.com/url1",
                          "https://www.example.com/folder/url2",
                          "https://www.example.com/url3"
                          ]
                    }
                

Nesta opção 2, a localização de um ficheiro de chave determina o conjunto de URLs que pode ser incluído nesta chave. Um ficheiro de chave localizado em http://example.com/catalog/key12457EDd.txt pode incluir qualquer URL começado com http://example.com/catalog/, mas não pode incluir URLs começados com http://example.com/help/.

Os URLs considerados não válidos em http://example.com/catalog/sitemap.xml incluem:

Os URLs que não são considerados válidos na opção 2 podem não ser considerados para indexação. Recomendamos vivamente que utilize a Opção 1 e coloque o ficheiro de chave no diretório de raiz do seu servidor Web.

Requirement for search engines


Search Engines adopting the IndexNow protocol agree that submitted URLs will be automatically shared with all other participating Search Engines. To participate, search engines must have a noticeable presence in at least one market.